MAGISTÉRIO - ISABEL DE ESPANHA/ PLURIDISCIPLINARIDADE - FAETA/ PEDAGOGIA - UFRGS/ PÓS EM ARTE EDUCAÇÃO-UNIASSELVI
MAGISTÉRIO - ISABEL DE ESPANHA/ PLURIDISCIPLINARIDADE - FAETA/ PEDAGOGIA - UFRGS/ PÓS EM ARTE EDUCAÇÃO-UNIASSELVI
Páginas
sábado, 26 de dezembro de 2009
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
ESCOLA JUSTO RECEBE ESCOLA CAMPOS VERDES NA LUTA CONTRA O RACISMO.
PALESTRA GRIÔ PRUDÊNCIO
SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
SOMOS TODOS SELVAGENS

domingo, 25 de outubro de 2009
Didática
John Dewey ( 1859-1952), foi um filósofo americano que inspirou no Brasil o movimento da Escola Nova, liderado por Anísio Teixeira. Dizia que a atividade prática e a democracia eram, junto com a liberdade de pensamento, importantes ingredientes da educação, e os defendia como instrumentos para a maturação emocional e intelectual da criança. Rejeitou a idéia de leis morais fixas e imutáveis.
" A META DA VIDA NÃO É A PERFEIÇÃO, MAS O ETERNO PROCESSO DE APERFEIÇOAMENTO, AMADURECIMENTO, REFINAMENTO" (John Dewey)domingo, 18 de outubro de 2009
Múltiplas Linguagens

A escrita e a fala são diferentes. Embora aceitas informalmente, as diferenças entre as diversas formas de expressão oral são reduzidas a um único padrão, quando se trata da escrita da língua no ambiente escolar. Só que é algo muito relativo se pensarmos em como Guimarães Rosa escreveu Grande Sertão Veredas, numa época em que a língua escrita não poderia desafiar a formalidade. Se obedecesse aos cânones escolares ele nunca teria escrito uma obra tão admirável.
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Déjà Vu Périphérie - Ville de Nanterre/França

sexta-feira, 9 de outubro de 2009
CULTURA SURDA
"Cultura Surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável ajustando-o com suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das "almas" das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as idéias, as crenças, os costumes e os hábitos de povo surdo."(PERLIN, 2004, p.77-78), fonte: STROBEL, Karin. As Imagens do Outro Sobre a Cultura Surda. Florianópolis. Editora UFSC.2008 (p.24)

sexta-feira, 2 de outubro de 2009
E Seu Nome é Jonas

Lingua Brasileira de Sinais - Libras


Uma nova e agradável descoberta: o mundo dos surdos. Conhecer os códigos de uma linguagem a ser desvendada, conhecida e reconhecida pelos não surdos, se transforma num encontro emocionante, que nos impulsiona e surpreende. Uma alegria que nos preenche e ilumina, apressando-nos o desejo de querermos aprender e participar, "em busca do tempo perdido", como dizia Proust.
domingo, 20 de setembro de 2009
Didática, Planejamento e Avaliação
Profa Rosicler - Matemática - totalidades finais
Profa. Lilian Lussana -Totalidade 3
Profa. Noeli Spolavori -Totalidade 2
Na totalidade 2 o processo de alfabetização da profa é contínuo. Os alunos organizam seus nomes em ordem alfabética, através de painéis, exercitando para, depois, também em painéis, organizarem frases, na construção de textos.
terça-feira, 8 de setembro de 2009
sábado, 29 de agosto de 2009
Conclusão Semestre Eixo VI -
Apresentação Portfólio de encerramento do primeiro semestre-
Eixo VI
2009.
Professora Jacquie visitando nosso grupo no início das apresentações. Uma homenagem à nossa querida Professora da Disciplina de Etnias, Marilene Paré, que com muita competência conseguiu entusiasmar a turma inteira.
Prof. Artur Madruga apresentando seu Portfólio de Aprendizagens.
Extensão Piaget
quarta-feira, 17 de junho de 2009
AULA DE PSICOLOGIA II
ESTUDO DE ESTÁDIOS DO DESENVOLVIMENTO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
ELABORAÇÃO DE MAPA
QUE EXPLIQUE AS RELAÇÕES ENTRE AS ETAPAS. COMO ELAS OCORREM
E SE DESENVOLVEM NA PESSOA.