sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Uma avaliação construtiva e amorosa.

Agradecimento e Homenagem:
Publico aqui a avaliação recebida em Ludicidade pela Professora Neusa Sá, não só porque me emocionou, mas também porque qualificou bastante o meu trabalho. Mais: porque denota a atenção que a mesma teve ao acompanhar-nos. A dedicação, o carinho e a gentileza. O seu olhar olhou a todos minunciosamente, buscando o que de melhor tínhamos. E este é um aprendizado muito importante para nós, seus alunos ( professores também). Com certeza resgatastes a criança dentro de nós. E, quando estivermos "brincando com nossos alunos em sala de aula", a sua presença sorridente estará lá, junto conosco, confiantes de que estamos no melhor caminho. No mais qualificado.

Eis a avaliação:


Querido Artur. Com a tua agulha e linha imaginárias fizeste excelentes "alinhavos" científicos em tua resenha crítica. Pois qualificadamente construíste ótimas integrações entre algumas idéias elaboradas a partir dos enfoques 2 e 3 estudados - conforme solicitado. As análises que estabeleceste são densas em nível de conhecimento apreendido e denotam um ótimo nível de reflexão acerca das questões que nos tomam neste momento, a saber: "Sala de aula é lugar de brincar?". Parabéns! Conte sempre comigo quando desejares. Sejas feliz e muito sucesso! Profª Neusa Sá.

2 comentários:

Ivana disse...

Olá Artur, parabéns! Ao ler a tua postagem fui remetida a um saber que há muito construí e que pratico: Ao avaliar um aluno devemos pontuar o que melhor ele consegue demonstrar e a partir daí passamos a instigá-lo, a problematizá-lo. É só assim que estaremos facilitando suas descobertas na perspectiva de reais apropriações dos seus conhecimentos. Tenho a convicção de que ao elevar a auto-estima dos alunos, estaremos abrindo uma porta para a descoberta de que ele é capaz e que os saberes construídos pela humanidade também são um direito seu.
A professora Neusa Sá deu provas concretas através das avaliações que teceu a ti e a todos nós de que este é o caminho certo.
No magistério não há fórmulas mágicas, é através das práticas vivenciadas e que nos levam a reflexões que vamos nos aprimorando e nos constituindo em verdadeiros educadores éticos e amorosos das gentes.
Um forte abraço, Ivana.

Unknown disse...

Querido Artur.

Somos um espelho, portanto enxergamos aquilo que é refletido em nós. E o que refletiste em mim desde a nossa primeira aula presencial reafirmou-se em tua resenha crítica: espírito dinâmico, criativo, sujeito reflexivo, lúcido em suas colocações e sentimentos. Portanto, querido Artur, o mérito é somente teu. Como referi: apenas posso enxergar aquilo que é refletido em mim. Logo, resta-me apenas desejar que tu continues esta caminhada com muita força, obstinação e vontade de ser feliz! Obrigada pela deferência a minha pessoa, fiquei emocionada. Obrigada por ter me ajudado a construir nossa primeira aula presencial com tuas qualificadas participações. Parabéns pelo blog, especialmente adorei a seleção musical francesa. Merci mounsieur! (Desculpa-me se estiver errada a expressão acima mas me deu vontade de assim terminar este texto e eu não discuto com minha criança interior)

Abraços,

Profª Neusa Sá