segunda-feira, 7 de maio de 2007

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

MEC e França assinam acordo em EAD
17/07/2006Objetivo é aprofundar e desenvolver atividades técnico-pedagógicas e de promoção de soluções baseadas nas tecnologias da informação. França e Brasil acordo de trabalho na área de educação à distância. O documento faz parte do Acordo-Quadro de Cooperação entre os dois governos, firmado em Paris, em 28 de maio de 1996, e do Protocolo de Cooperação sobre a Promoção Recíproca dos Idiomas no Ensino, assinado em 25 de maio deste ano. O objetivo do programa de trabalho entre o MEC e a Embaixada da França no Brasil na área de educação à distância é aprofundar e desenvolver, em conjunto, atividades técnico-pedagógicas e de promoção de soluções baseadas nas tecnologias de informação e comunicação na educação.
Para a implementação do acordo, o Ministério da Educação manterá curso de língua francesa na faixa de línguas da programação da TV Escola, e criará ambiente de internet com conteúdos e ferramentas pedagógicos, que serão direcionados ao ensino da língua e da cultura francesas em ambiente de ensino-aprendizagem à distância. A primeira ação já foi iniciada, com a habilitação da página eletrônica FrancoClic. Como contrapartida, caberá à França disponibilizar ferramentas pedagógicas que visem à capacitação de professores em exercício e de alunos de cursos do idioma francês.
[Fonte: Estadão 20.06.2006]

4 comentários:

Adriana Irigaray disse...

Essas informações são muito interessantes, gostaría de ir para França, pena que não saiba francês, Terei de ter umas aulas contigo..
Bjs..
Adriana

Adriana Irigaray disse...

Oí Artur, passei para desejar um bom final de semana e de trabalho.
Bjs..
Adriana

Luciene Sobotyk disse...

Oi Artur!Passei prá te desejar um bom início de semana(desta vez sem errar teu nome .rsrsrsrrs)Abraços,Luciene

Eliana Ventorini disse...

Oi, Artur!
Existem várias concepções de currículo, mas compartilho com a idéia mais "abrangente", digamos assim, que considera "Currículo" TUDO o que dissestes e ainda mais... Te deixo, aqui, algumas sugestões de leituras:

1) COSTA, Marisa Vorraber (org.)."O currículo nos limiares do contemporâneo". RJ: DP&A, 1998.

2) PADILHA, Paulo Roberto."Currículo intertranscultural: novos itinerários para a educação". SP: Cortez:Instituto Paulo Freire.

3) SACRISTÁN, J. GIMENO. "O currículo: uma reflexão sobre a prática". 2 ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

E um livro excelente, publicado em 2005, que é resultado do trabalho do NIUE (Núcleo de Integração Universidade - Escola, da UFRGS):
FILIPOUKI, Ana Mariza, MARCHI, Diana, ACHÄFFER, Neiva Otero (org.). Teorias e fazeres da escola em mudança. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005.

Um forte abraço,
Eliana
(tutora/sede/SI-1)