sábado, 6 de outubro de 2007

Releitura: As Meninas, Vélazquez












Vélazquez olha para frente. Mas não olha para frente simplesmente. Duas são as possibilidades do seu olhar: uma é que ele esteja olhando para um espelho que se encontra no lugar do espectador. Nos arremete, com isto, para a segunda possibilidade: torna o espectador/observador cúmplice, parte integrante da obra e, neste caso, o trabalho se projeta para fora do estático e frio tecido lambuzado de resinas. De que maneira isto acontece? Fazendo com que o observador passe a fazer parte do quadro, como um quarto ponto do quadrilátero, que se forma a partir do triângulo cujos vértices são formados pelo artista, o homem ao fundo ( na porta) e a anã vestidos de preto. Se destacam pela luminosidade. Este quarto vértice, a luz de quem observa, vivifica a obra, se encontra à sombra ,no desconhecido: remetendo para a contemporaneidade e fisgando o próprio espectador.Portanto, em sua essência, o eixo principal não é a Infanta, mas o próprio pintor, o criador, o que impõem a suspensão da cena e a sua linguagem. O que liberta a cena às probabilidades interpretativas. Não para o seu tempo, mas para todos os tempos possíveis. O que guarda a chave e o segredo do jogo de espelhos que pinta. No fundo o espelho não determina, apenas sugere. Pinta os reis ou pinta a si mesmo? Sua consciência de dívida para com seus mecenas? Enigma. Justifico a minha releitura ao trazer para o centro da cena o autor, colocando as imagens à esquerda e à direita, como simetrias que se refletem nos espelhos, o restante dos elementos. Um jogo que se busca harmônico. Verde e vermelho – em oposição, reescrevem as sombras e as luzes. Artur Cristóvão Madruga Martins.

Um comentário:

Beatriz disse...

Oi Artur, na minha opinião, a sala de aula é o local para se fazer exeercicios artísticos. Fazemos Arte na escola!! Eu tinha uma colega, Olga Reverbel, prof de Teatros na UFRGS que sempre dizia que a escola não é lugar de teatro como tal e sim de experiências teatrais