sexta-feira, 2 de outubro de 2009

E Seu Nome é Jonas


O filme "E Seu Nome é Jonas" ( And Your Name Is Jonah- TV Film, USA/1979), é muito significativo. Emociona pelo que aprendemos, pelo que mostra. Todo educador deveria assistí-lo, porque acabará por descobrir que a educação é um processo contínuo de trocas e que ele tem uma importância imprescindível ao desenvolvimento de seu aluno( todo professor sabe disso, mas aqui ele passa a ter certeza). O filme mostra até que ponto a escola que não dialóga pode ser cruel ao desconhecer a realidade de seu aluno e não se atualizar.
Como acabei de descobrir o mundo dos surdos e estou feliz que isso tenha acontecido, depois de tantos anos de magistério, quero compartilhar com todos que entrarem neste blog esse novo olhar que me transformou e que me acrescentou em conteúdo. Desde o primeiro momento, quando iniciei as aulas em libras com a nossa professora surda Carolina Hessel Silveira, fui desvelando o que não conhecia. Jamais imaginei que ter uma professora surda me dando aula, muito menos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde o primeiro momento ganhei o impulso e a vontade de aprender Libras. Depois, fui descobrindo nas leituras e trocas todo um mundo novo. Um mundo feito de uma outra linguagem, uma outra cultura, tão natural quanto qualquer outra linguagem. Um mundo integrado e integrador que necessita da escola o seu empenho, para acabar com os preconceitos que ainda restam, esclarecendo, mostrando, ensinando, como felizmente aconteceu comigo. E, pesquisando na internet, na tentativa de encontrar uma foto para ilustrar esse texto, que deveria versar só sobre o filme, encontrei um blog muito interessante da Profa. Ana Carolina Praxedes Frank, pedagoga surda sinalizada, como se refere. Além de ter um material riquíssimo para que se possamos pesquisar, também encontramos no blog, entre as boas leituras, jogos pedagógicos em libras, de autoria de Ana Carolina. O endereço é: http://anacarolinafrank.blogspot.com/ . É maravilhoso. Entrem e ampliem seus conhecimentos, vale a pena. O caminho parece ser maior do que se imagina e o mundo um lugar tão rico quanto suporta nossos corações.

2 comentários:

Iliana disse...

Olá Artur! Estava eu pesquisando no blog da Ana Carolina, quando de repente quem eu encontro lá? O endereço do teu blog. Eu também estava atrás de uma imagem do filme.
Parabéns pelo teu blog, está lindo!

Beatriz disse...

Oi Artur, eu tb partilho dessa tua descoberta. Nas reuniões fico olhando e pensando como pude nunca me deter muito na questão aluno surdo. Como pude deixar esse lado da aprendizagem? Além disso, gostaria de compartilhar contigo meu sentimento de alegria por ver o teu desabrochar no curso. Agora sim és um aluno e um colega: trabalha, experimenta, reflete, teoriza, estuda e volta à prática. A tua participação tem ajudado todo o grupo a crescer.
Valeu!! Estou muito feliz.
Um abração
Bea