quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Projeto Reciclagem na Escola




PROJETO RECICLAGEM NA ESCOLA


(Passos que foram importantes para a construção do primeiro texto de autoria)


Concluída uma primeira etapa do texto de autoria. Mais pesquisa chegando e idéias surgindo. O texto ainda está se construindo. Mail de um colega de Três Cahoeiras, Edson, sugere algumas pesquisas e algumas reflexões bem pertinentes.Importante a participação de colegas de outros Pólos. Um retorno do que aconteceu na aula presencial ocorrida dia 15 de janeiro na FACED, UFRGS. A manifestação do colega tem um significado positivo no contexto do encontro que houve. Mais do que a satisfação de ter motivado um colega a se posicionar, o e-mail aponta para uma modesta evidência, a de que a exposição feita sobre o Projeto Reciclagem na Escola, no debate promovido pela Professora Nádie Machado, contagiou pessoas e promoveu a interação entre Pólos. A ação, com certeza, vem somar e contribuir. A manifestação espontânea da colega Tatiani Roland, que realiza um excelente trabalho na Sala Verde, em Alvorada, em relação a nomenclatura utilizada, também corrobora para o engrandecimento do Projeto. Mail recebido há pouco da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Alvorada, me dá a posição a posição desta em relação aos termos utilizados em reciclagem e seus significados. A indicação de publicações que falam dos problemas da China e da Itália em relação aos resíduos, vinda da Profa. Nádie Machado, trouxe um outro ponto de vista para a discussão do presente tema. Há pouco, recebo mail do Professor de Artes João Stasiuk, que leciona no EJA da Escola Municipal Alfredo José Justo, em Alvorada, comunicando a disposição em trazer subsídios à pesquisa. Sua clara e analítica visão sobre arte, educação e meio ambiente,sem dúvida, poderá ajudar a repensar o formato final do texto. O riquíssimo depoimento do Jornalista Ronaldo Martins Botelho, Professor da Faculdade de Comunicações na Universidade do Paraná, que trouxe à discussão conceitos como cidadania, democracia, participação, dentro e fora da escola, foi uma referência de inconfundível qualificação. Certamente, esse é um quadro muito rico de um projeto cujas variantes surgem de vários segmentos. Um Projeto envolvendo pessoas com graduações específicas nas áreas da psicologia, jornalismo, arte, política, biologia, pedagogia etc.,e que se entrelaçam diante da necessidade de análise para buscar responder uma questão: Reciclagem na Escola Constrói Cidadania? Artur Madruga

Um comentário:

Anônimo disse...

Acredito na educação, com certeza que reciclagem na escola constrói cidadania.
Parabéns pelo seu blog, esta show.

professora Denise - São Paulo Capital

www.laborinformatica.multiply.com