segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Aula de Música

Na aula de música, falamos sobre a mesma ser constituida por três elementos:
O ritmo, elemento primordial e mais primitivo, que é a divisão ordenada do tempo, a pulsação, a batida da música. Os exemplos de instrumentos de ritmo: Instrumentos de Percurssão (bateria, pandeiro, tamborim, etc).
A melodia, que é a sucessão de sons (uníssonos) em seqüência, repetindo ou variando tempo, altura e intensidade. Exemplos de instrumentos de melodia: Aqueles que tocam apenas uma nota por vez, como instrumentos de sopro ( saxofone, flauta, clarinete, oboê, etc) e a própria voz humana.
Harmonia, que é o conjunto de sons combinados simultaneamente, formando acordes. A harmonia é a ciência da combinação dos sons. Exemplo de instrumentos de harmonia: Todos aqueles que podem soar sons simultâneos ( piano, violão, órgão, harpa, etc.)


Conversamos brevemente sobre estas questões e partimos para o tempo na música, os compassos, compreendendo compasso como a divisão da música em séries regulares de tempo. Que os tempos pulsam em fortes e fracos, e que podem ser binários, ternários, quartenários.
Para compreender um pouco mais, fizemos exercícios com o corpo, utilizando o seu movimento, o movimento dos pés e as batidas de palmas. No vídeo, vemos um exercício de compasso binário, em 2 tempos.

Para uma primeira aula de música, a produção foi muito boa. O resultado, como podemos evidenciar, foi satisfatório. Quantas riquezas estão conquistando para as suas vidas, quando apresentamos uma proposta pedagógica que acrescenta descobertas e desafios, onde o lúdico, compartilhado com o outro, interagindo com o outro, cria ambientes solidários de incentivo e compreensão mútuos.



Nenhum comentário: