sábado, 17 de novembro de 2007

Currículo, Didática e Projeto Político Pedagógico

Por currículo, entendo um conjunto básico de saberes, compreendidos como fundamentais para que, ao serem repassados aos educandos, possam auxiliá-los na construção de seus conhecimentos. Mas que não é só isto. É também o que está à volta do mesmo, como os funcionários, os professores, a escola, tudo o que compõem o conjunto de suas relações enquanto estudante, dentro do âmbito escolar, como, por exemplo, as vivências que cada um carrega. É uma ordenação que tem por objetivo a organização do sujeito enquanto cidadão em contínua troca de saberes no seu coletivo.
Didática, por outro lado, são as maneiras, as formas, os processos que o educador utiliza para guiar, monitorar ou auxiliar o educando, para que o mesmo possa atingir os possíveis objetivos previamente definidos. Lógico que, para exercitar o seu fazer didático, o professor lança mão de determinados instrumentos. A reflexão sobre a utilização dos mesmos - e a sua criatividade - irão contar muito para que possa obter resultados positivos.
Currículo e didática necessitam de constantes avaliações para evitar o engessamento do fazer educacional.
Por Projeto Político Pedagógico entendo como sendo as diretrizes que orientam toda a vida da escola, escritos, colocados no papel, representando o pensamento do coletivo em relação a todos os passos possíveis de serem dados no espaço de aprendizado. O PPP ocupa-se do funcionamento da Secretaria ao Plano de aula. Da prática e da filosofia da escola.

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