terça-feira, 13 de novembro de 2007

Letramento e Arte

Atualmente estou lecionando artes para as 5ªs e 6ªs séries , mas já trabalhei muito com 2ªs e 3ªs séries. Compreendo que há uma leitura que a criança vai fazendo do mundo à sua volta, cheia de significados, palavras lidas com alegria, como se ao lê-las se apropriassem daquilo que está por trás do signo decifrado. E esta leitura, este letramento, este utilizar-se das palavras para movimentar e movimentar-se com e no mundo à sua volta, é bem emocionante. Desta forma, trabalhar artes nestas séries também me parece trabalhar com outros signos, quando se procura uma outra alfabetização, através de imagens, das contextualizações das imagens durante o processo de criação. Por exemplo, quando se faz teatro, se lida com a palavra, e ela toma um significado importantíssimo na dramatização. O aluno lê teatro, escreve teatro, produz, cria e representa o que havia criado no papel. Ve o pequeno texto, para o qual ele havia contribuido, elaborando junto com o seu grupo,de repente, criar vida na dramatização que realizam. Depois ainda constroem máscaras, fazem leituras sobre as máscaras criadas, oralmente, relacionando as máscaras com as histórias que vão inventando, entre linhas que vão sendo desenhadas- com ou sem simetria. Aí vejo letramento. A compreensão e a utilização que a criança faz com as palavras-imagens do seu cotidiano, lendo o mundo proporcional ao tamanho daquilo que vai construindo.

Um comentário:

DENISE RIBEIRO MARTINS disse...

Concordo contigo Artur, que a criança está sempre fazendo uma leitura de tudo que a rodeia, e ela dá seu próprio significado e importância para essa leitura, de acordo com sua vivência, assim podemos nos utilizarmos dessa forma de letramento e incentivar nossas crianças em qualquer área do conhecimento, costumo dizer para os meus alunos que o ambiente dá respostas para eles, basta observar e ler. Abraços.